UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Turma: 01

sábado, 26 de novembro de 2011

Inútil?

Nossa sociedade tende a classificar os idosos como: “fora de moda, inútil, não serve para nada”.
Por que eles têm que ser descartados dessa maneira? Será que não merecem um mínimo de gratidão e consideração?
É claro que a juventude deles ficou muito longe no passado, e eles já não têm forças nem motivação para organizarem uma greve ou um “golpe de estado”. Teem apenas que se resignar e aguentar, pois não passam de anciãos. Que prêmio para quem já lutou e ofereceu tanto a sociedade!

   Talvez nos tenhamos esquecido de que Goethe terminou seu segundo “Fausto”aos oitenta e três anos de idade; de que Verdi compôs o seu “Te Deum” aos oitenta e cinco anos; de que Tizianopintou a “Batalha de Lepanto” aos noventa e cinco; de que o ficcionista Juan Rulfo escreveu sua obra-prima,“Pedro Páramo”, aos setenta anos, de que Dom Pepe, Jacinto e Ramón e…tantos outros exemplos.


Jovem amigo, jovem amiga, se vocês tiverem sorte, também chegarão lá! Não se esqueçam nunca disso!
Baseado no texto do site:
do dia 21/09/2010

2 comentários:

  1. É necessário reconhecer queos idosos possuem uma grande experiência de vida, já foram crianças, jóvens, se casaram, separaram, namoraram, e ao contrário do que muita gente acredita, nos entendem sim, e podem nos aconselhar, acalentar e explicar muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Os idosos podem nos ajudar e muito, já que já passaram por muitas das situações que a gente ainda vai passar. Não deveríamos nunca tratá-los mal, por que não podemos esquecer que é para a velhice que todos nós caminhamos.

    ResponderExcluir